
Equipamentos quente e frio simultaneamente elevam a eficiência da instalação; sistemas dedicados fazem o tratamento do ar interno
Desde o início do século a Vila Olímpia passa por transformações aceleradas. A rua Funchal, antes caracterizada por seus galpões industriais, deu lugar a empreendimentos de alto padrão, como hotéis, edifícios corporativos e residenciais. Foi nessa mesma rua que Helbor, Toledo Ferrari e HBR Realty desenvolveram o empreendimento W Residences em um terreno com 6.068,26 m². Edifício erguido no conceito mixed-use, combina em sua arquitetura luxo hoteleiro e residencial de alto padrão, composto por 45 pavimentos. Destes, 20 foram destinados a 216 unidades residenciais com tamanhos variando entre 53 m² e 106 m², enquanto os 15 superiores foram reservados para as 179 suítes do hotel, e os demais pavimentos para abrigar as áreas comuns dos dois produtos imobiliários. O W está estrategicamente situado, próximo aos principais atrativos do bairro, como os shoppings Iguatemi JK e Vila Olímpia e o Parque do Povo.
Para instalar os sistemas de climatização e tratamento do ar foi chamada a Star Center. Do tipo expansão direta, com condensação a ar, o sistema utiliza condicionadores de ar do tipo VRF quente e frio simultâneo. Todos os ambientes são atendidos por equipamentos dedicados, com a consideração de recondicionar o ar proveniente de retorno e subsequente mistura com o ar externo.
A eficiência energética está contemplada a partir do controle individualizado da climatização por ambiente, ajustando a capacidade conforme a demanda real. Isso evita desperdício energético, especialmente em áreas desocupadas, onde o sistema pode ser desligado ou reduzido.
O VRF quente e frio simultâneo implantado, também permite que diferentes ambientes sejam aquecidos ou resfriados ao mesmo tempo. Essa tecnologia aumenta o conforto dos usuários, uma vez que utiliza uma única rede de tubulações interligada a uma unidade de recuperação de calor (heat recovery unit), que, por meio de válvulas, gerencia em tempo real o aquecimento e o resfriamento. O processo de recuperação de calor eleva significativamente o coeficiente de performance, reduz o consumo de energia e eleva a eficiência do sistema.
Tratamento independente do ar externo, que fornece ar fresco já tratado e com eficiência energética, ajuda a reduzir a carga térmica, diminuindo o consumo de energia. Também a aplicação de isolamento térmico adequado minimiza as perdas durante o transporte dos fluidos (ar e fluido refrigerante), preservando a eficiência dos sistemas e evitando desperdícios energéticos. A isso se agrega o monitoramento em tempo real e controle automatizado da operação dos sistemas, ajustando o funcionamento conforme a necessidade, otimizando o consumo energético e facilitando a manutenção preventiva.
Na edificação foram instalados elementos de difusão, regulagem e balanceamento de ar, como difusores lineares, grelhas, venezianas, estruturas para filtros, dampers corta-fogo, de sobrepressão e regulagem, além de difusores especiais de alta indução e reguladores de vazão constante.
Para a renovação de ar dos ambientes climatizados foram aplicadas unidades de tratamento de ar do tipo DOAS (Dedicated Outdoor Air System), dotadas de dupla filtragem em estágios G4 + M5, garantindo maior qualidade do ar interior e atendimento às exigências normativas de pureza e conforto. O ar tratado é então conduzido verticalmente pelos shafts técnicos até as unidades evaporadoras, que distribuem de forma precisa o fluxo de ar renovado em cada ambiente, assegurando equilíbrio entre eficiência energética e conforto térmico.
Nos ambientes que não demandam climatização direta, a renovação de ar foi assegurada pela instalação de ventiladores de insuflação, responsáveis por captar o ar exterior, submetê-lo a processo de filtragem e, em seguida, distribuí-lo nos respectivos espaços. Essa solução garantiu não apenas a qualidade do ar em todo o empreendimento, mas também a conformidade com as diretrizes de saúde, bem-estar e sustentabilidade previstas no projeto. Com o intuito de redução dos riscos à qualidade do ar foram projetados e fornecidos sistemas de renovação de ar dotados de filtragem para os ambientes seguindo as normas vigentes, que incluem a ABNT NBR 7256 e a ABNT NBR 16.401.
O projeto contempla, ainda, sistemas com reaproveitamento de calor. O sistema de climatização do tipo VRF com operação simultânea em aquecimento e resfriamento permite o reaproveitamento interno de energia térmica. Durante o funcionamento, o calor gerado no processo de resfriamento de uma zona pode ser redistribuído e utilizado para aquecer outra zona simultaneamente.
O sistema de desumidificação da piscina na coberta atua com tecnologia de bomba de calor e múltiplas funções (ventilação, desumidificação, aquecimento ou resfriamento de ar e pré-aquecimento de água). Seu diferencial está no reaproveitamento do calor latente e sensível retirado do ambiente, com os seguintes recursos: reciclagem do calor da evaporação da água da piscina, que é transferido de volta para o ar do ambiente e para a própria água da piscina, reduzindo a necessidade de aquecimento externo; trocador de calor dedicado com válvula de desvio de refrigerante que permite direcionar o calor excedente ao aquecimento da água da piscina; condensação controlada para remoção da umidade do ar, com reaproveitamento parcial desse calor para manter a temperatura ideal do ambiente. Quando não há necessidade de aquecimento, o calor excedente é dissipado externamente, mantendo a eficiência do processo.
Para a automação, foram instaladas duas unidades de interface de automação BACnet, com o objetivo de integrar o sistema de climatização do tipo VRF (Variable Refrigerant Flow) à automação predial da edificação. Cada interface permite comunicação com até 256 unidades evaporadoras, totalizando capacidade para até 512 pontos de climatização. Essa integração é realizada por meio do protocolo BACnet/IP, conforme os padrões internacionais de automação predial, e permite a interoperabilidade com o sistema BMS (Building Management System).
A solução implantada permite não apenas o controle e a supervisão centralizada dos equipamentos de climatização, como também promove uma gestão mais eficiente do consumo energético, contribuindo para a sustentabilidade e o desempenho operacional da edificação.
Os sistemas de extração de fumaça, pressurização de escadas e exaustão do edifício estão integrados ao Sistema Digital de Automação e Instrumentação (SDAI), viabilizando comunicação bidirecional e monitoramento contínuo dos parâmetros operacionais críticos. Essa integração permite controle centralizado em tempo real, assegurando conformidade com as normas técnicas aplicáveis, tais como a NBR 16401-4 e protocolos abertos como o BACnet (Ashrae 135), garantindo a eficiência, segurança e confiabilidade dos sistemas prediais.
O comissionamento da obra foi realizado pela Star Center, incluindo os processos de Comissionamento e TAB (Testes, Ajustes e Balanceamento). Essas atividades foram conduzidas com criterioso acompanhamento, análise e validação por parte da Ditec Engenharia e Consultoria, gerenciadora da obra. Posteriormente, a fiscalização da Marriott Global realizou a revisão final de todas as etapas, testes e documentações, atestando a qualidade, conformidade e aderência das instalações aos rigorosos padrões internacionais da rede Marriott USA e à bandeira W.
A obra atendeu a requisitos rigorosos de certificação estabelecidos pela rede Marriott USA, com foco em performance operacional, sustentabilidade ambiental e segurança ocupacional, visando a habilitação do empreendimento para receber oficialmente a bandeira W. Entre as práticas adotadas para atender aos critérios de certificação, destacam-se: utilização de colas, tintas e solventes à base d’água, além de produtos químicos biodegradáveis, reduzindo a emissão de compostos orgânicos voláteis (COVs) e o impacto ambiental durante a execução da obra; destinação correta de resíduos sólidos, de acordo com as normas ambientais e procedimentos de gerenciamento de resíduos da construção civil; adoção de métodos de pré-fabricação para as redes de dutos, o que reduziu significativamente a geração de resíduos, aumentou a precisão nas instalações e elevou o nível de segurança para os trabalhadores envolvidos.
Essas medidas foram fundamentais para o atendimento às políticas internacionais de sustentabilidade e desempenho da rede Marriott que, embora não estejam vinculadas a selos como Leed ou Aqua, possuem exigências técnicas internas equivalentes ou superiores, voltadas à eficiência energética, qualidade do ar interior, bem-estar dos usuários e responsabilidade ambiental.
Os sistemas somam uma capacidade térmica total de 970 HP.
A principal característica que garantiu o reconhecimento da obra no 31º Concurso “Destaques do Ano 2025” – Smacna Brasil foi a excelência técnica na concepção e execução dos sistemas de AVAC, conciliando alto desempenho, eficiência energética e conformidade com padrões internacionais de qualidade, utilizando-se da tecnologia VRF quente frio simultâneo.
Durante a execução da obra, a Star Center enfrentou diversos desafios, aos quais respondeu com soluções técnicas avançadas. Por se tratar de um empreendimento hoteleiro de alto padrão pertencente à rede W, o projeto enfrentou exigências técnicas específicas relacionadas ao conforto, eficiência energética e integração estética das soluções prediais, especialmente em ambientes de uso intenso e contínuo, como a área de bem-estar (piscina coberta, spa, academia) e as unidades habitacionais.

Os sistemas de AVAC foram cuidadosamente planejados para serem totalmente invisíveis aos usuários, com o uso de difusores discretos, personalizados na cor exata dos acabamentos e integrados aos elementos arquitetônicos, respeitando o conceito estético do projeto de interiores. Para atender a esses requisitos com excelência, foram adotadas soluções de engenharia de alto desempenho, com foco em inovação, sustentabilidade e conforto premium.
Como parte do compromisso com a eficiência operacional, qualidade técnica e transparência na gestão, o projeto incorporou soluções tecnológicas inovadoras que desempenharam papel fundamental na superação dos desafios da obra e na excelência da execução. Dentre as soluções, destacam-se:
1)Uso da plataforma própria como sistema de gestão integrada da obra, permitindo o controle centralizado de documentos, cronogramas, comunicação entre equipes, controle de custos e acompanhamento físico-financeiro em tempo real; assim como os testes, inspeções e vistorias técnicas, garantindo rastreabilidade, padronização de processos e conformidade com os critérios de qualidade estabelecidos;
2)Aplicação de modelagem BIM com nível de detalhamento LOD 400, desenvolvida na plataforma Autodesk Revit, permitindo a coordenação executiva dos projetos, com precisão nas informações geométricas e não geométricas, possibilitando a identificação e resolução antecipada de interferências, redução de retrabalhos e melhor planejamento das etapas de execução.
A integração entre o modelo BIM e a ferramenta de visualização de modelos da Star Center viabilizou uma conexão eficaz entre o planejamento e a execução em campo, promovendo alinhamento entre todas as equipes, visualização clara das soluções projetadas e maior assertividade na tomada de decisões operacionais.
FICHA TÉCNICA
Nome da obra: W Residencies
Instaladora: Star Center – Soluções em Climatização Ltda
Projetista: Teknika Projetos e Consultoria S/S
Arquitetura: Aflalo Gasperini
Construtora: Toledo Ferrari
FORNECEDORES:
Condicionadores VRF: LG
Package modular: Carrier
Unidades de tratamento de ar (DOAS): Trox
Difusorese reguladores de vazão: Trox
Ventiladores e exaustores: BerlinerLuft
Atuadores: Belimo
Dutos: DuctAir
Elementos de difusão, balanceamento e regulagem: Tork
Dampers: Tropical
Veja também:
SetHvac transforma projeto de split em água gelada com ganhos para o cliente
Trox aposta em suas tecnologias para modernização de edificação
Marco cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro renasce em projeto audacioso
Arquipeo destaca-se pela eficiência energética e qualidade do ambiente
Interação instaladora e projetista garante sucesso do retrofit em aeroporto






