
Utilizando difusão convencional, VAVs e vigas-frias, de acordo com a ocupação, além de seus chillers modulares, empresa climatiza edifício com eficiência energética e qualidade do ar
Nem sempre tem razão o velho ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”. Isso fica demonstrado pela Trox do Brasil ao escolher os sistemas de climatização paraa modernização doprédio utilizado pelas suas áreas de engenharia, planejamento de produção, administração, RH esegurança e qualidade em Curitiba, Paraná. Pela diversidade de usos, foram escolhidostrês sistemas de ar-condicionado: o primeiro, com sistema convencional de difusão, o segundo, utilizando VAVs para setorização de ambientes, e o terceiro, na maioria do prédio, com vigas frias.
O prédio temquase 50 anos de existência na sua área mais antiga, com bastante desgaste originado pelo usoe consequenteaumento de manutenção e de substituição de equipamentos. A decisão foi, então por uma reforma completa mantendoapenas a estrutura de alvenaria e trocando inclusive esquadrias, pisos e forros.
Os antigos sistemas com uso de selfa ar foram substituídos por sistema de água gelada e, predominantemente, vigas frias, com o objetivo reduzir a manutenção e o consumo energético. Um sistema de IoT também está sendo implementado para utilização dos dados e com melhoria de eficiência.A central de água gelada é de 52,5TR nominal, com condensação a ar. A escolha dessa concepção deu-se a partir das restrições de espaço, uma vez que se trata de prédio antigo, e buscando a melhor eficiência energética, para atender as ISO 14001, ESG e diretrizes da Matriz alemã.
O resultado foi um sistema mais eficiente, moderno e com sistema de filtragem com filtros de classificação F8, o que permite um controle de particulado eficiente e seguro.
Por se tratar de um prédio antigo, os acessos para ainstalação dos dutos, locais de casa de máquinas e espaço para a CAG foram os maiores desafios para a instaladora. No entanto, o projeto foi importante para a superaçãodos desafios de espaços para os dutos de ar-condicionado. Isso requereu várias mudanças no projeto para permitir a melhor condução. Também houve redução das vazões de ar das UTAs, com o uso de vigas frias, e modificada a difusão para atender aos espaços disponíveis. Na CAG, o uso de chillers modulares permitiu utilizar o espaço reduzido disponível.
As unidades de tratamento de ar possuem automação embarcada e todos os componentes, como bombas, chillers e válvulas, foram interligadas e disponibilizadas na rede ethernet para possibilitar o uso do IoT de forma a controlar e obter dados de todo o sistema.
Em alguns lugares a difusão é feita por difusores VDW e VSD, e, em outros, por vigas frias DID 312 da Trox.A vazão de ar é controlada por cada uma das unidades de tratamento de ar, e VAVs modelo TVJ controlam as vazões em alguns ramais. Nas vigas frias e difusores a vazão de ar é regulada individualmente por reguladores de vazão constante modelo VFL.
O uso de vigas frias e certamente o item principal para a eficiência energética da instalação.Mas o uso de circuito primário variável e a automação inteligente certamente contribuíram fortemente para o resultado.
Para a qualidade do ar interno,as unidades de tratamento de ar Modelo TKE-M,contendo filtrosgrossos G4 e filtros finos F8 em todos os locais, garantiram o nível de particulado desejado.
Mas, sem dúvida, o grande diferencial da obra, e o que mais a credencia a receber o Prêmio Destaques do Ano, é o uso de vigas frias e de IoT.
FICHA TÉCNICA
Empreendimento: Modernização dos escritórios da Troxdo Brasil em Curitiba
Construtora: Cota Máxima Engenharia
Arquiteto: Caroline Andrusko Arquitetos
Instaladora: OPJ Engenharia
Projetista: Dietmar Kiefer – Encomel Consultoria e Projetos
EQUIPAMENTOS EFORNECEDORES
Automação: Trox
Chillers : Trox (3 módulos modelo BC-SI com compressor scroll Inverter)
Difusores: Trox (Difusores modelo VDW e VSD e vigas frias DID 312)
Bombas de água gelada e de condensação: Grundfos
Variadores de frequência: WEG
Fancoils de ar de recirculação: Trox
Válvulas: Energy ValveBelimo
Ventiladores: ZiehlAbegg
Controles e sensores: Belimo
Tubulações de água gelada: PVC Amanco
Dutos: OPJ Engenharia
Isolamento dos dutos: Isover
Isolamento da tubulação de água: Armacell
Veja também:
SetHvac transforma projeto de split em água gelada com ganhos para o cliente
Marco cultural e arquitetônico do Rio de Janeiro renasce em projeto audacioso
Arquipeo destaca-se pela eficiência energética e qualidade do ambiente
Interação instaladora e projetista garante sucesso do retrofit em aeroporto
Star Center entrega instalação energeticamente eficiente e com qualidade do ar









