
Objetivo é criar um sistema de colaboração mais aberto que ajude o cliente a racionalizar o uso de energia e reduzir continuamente as emissões de GEE
Segundo o Google, a IA na indústria de AVAC-R resultará em um ecossistema onde os equipamentos são fabricados de forma mais inteligente, entregues com maior precisão logística e operam com uma eficiência sem precedentes, gerando valor tanto para fabricantes quanto para clientes finais.
Na definição da Microsoft, o uso da IA no setor de equipamentos hidrônicos do AVAC-R não apenas automatiza a produção, mas, também, eleva o nível de inteligência e adaptabilidade do processo completo, desde o design até a entrega, com ganhos relevantes em eficiência energética, precisão técnica, redução de desperdícios e customização de soluções. Empresas que adotam essas tecnologias podem oferecer equipamentos mais confiáveis e disponíveis de forma ágil, atendendo às demandas cada vez mais competitivas do mercado moderno.
As bombas Design Envelope da Armstrong possuem mecanismos que utilizam princípios de inteligência embarcada (uma forma de IA local ou edge computing) para o controle automático e contínuo da velocidade. O principal mecanismo é a Tecnologia Sensorless™ (Sem Sensores), que é a base do controle de velocidade inteligente. Essa inteligência embarcada permite que a bomba opere exatamente no ponto de demanda, consumindo apenas a energia necessária, o que gera economias de até 70% em comparação com bombas de velocidade constante.
Já o Pump Manager é fundamentalmente um processo com inteligência artificial (IA). A Armstrong, juntamente com parceiros, desenvolveu a plataforma usando tecnologias cognitivas e de aprendizado de máquina (machine learning) para fornecer seus principais benefícios, que são diagnóstico avançado, aprendizado de máquina e identificação preditiva.
O ECO*Pulse™ da Armstrong é um serviço que incorpora inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para gerenciar e otimizar as condições operacionais e a eficiência de sistemas de água gelada (chillers). Diferentemente do Pump Manager, que foca especificamente em bombas, o ECO*Pulse™ tem um escopo mais amplo, com diagnóstico em tempo real, análise preditiva, otimização contínua e relatórios automatizados, de toda a planta de água gelada.
Essas ferramentas contribuem para o balanceamento dos sistemas hidrônicos ao promover a detecção de demanda variável, ajuste preditivo de vazão e otimização do ponto de ajuste de pressão (set point), contribuições para uma melhor distribuição de água nos sistemas. Aliadas às soluções já descritas, criam uma solução holística que revoluciona a eficiência energética de sistemas hidrônicos e centrais de água gelada. Juntos, formam um ecossistema inteligente que otimiza o desempenho em três níveis distintos: equipamento individual, gestão de ativos e otimização de sistema completo.
A Armstrong Fluid Technology lançou uma nova plataforma digital chamada Envelope, que irá conectar e unir portfólios mecânicos e soluções parceiras visando entregar: otimização por meio do mapeamento do modelo de desempenho e dados compartilhados; análises de ponta; e suporte digital para serviços ao longo da vida.
Nossa visão para o futuro dessa nova plataforma nativa de IoT oferece ativos conectados de todos os tipos e marcas, compartilhando dados, coordenando e produzindo os melhores resultados de sustentabilidade para os clientes, incluindo otimização do desempenho em todo o sistema e aproveitamento de dados em tempo real para fornecer prognósticos de sistemas, análises e relatórios personalizáveis.
Para ver o valor potencial de uma rede inteligente de componentes inteligentes, é útil entender que fornecedores individuais e parceiros de fornecimento podem atender melhor ao desempenho geral desse sistema se tiverem insights exatamente sobre como seu(s) componente(s) – bomba, trocador de calor, caldeira, unidade de tratamento de ar – interagem com outros componentes conectados ao mesmo sistema.

Wilson de Souza, engenheiro sênior de aplicação da Armstrong Fluid Techonology






